UnitedLinux Anuncia Programa de Parcerias e Desenvolvimento

Níveis de parcerias para Distribuirdores e Desenvolvedores Linux

LINDON, Utah, CURITIBA, Brazil, NUREMBERG, Germany, and BRISBANE, Calif. - 14 de Agosto de 2002 - Os líderes da indústria Linux The SCO Group, Conectiva, SuSE e TurboLinux acabam de anunciar o programa de associação da UnitedLinux, uma iniciativa para dinamizar o desenvolvimento e certificação do Linux, de maneira global e uniforme através de uma distribuição direcionada para o público corporativo. A associação na UnitedLinux será dividida em duas categorias principais, Distribuições de Linux e Parceiros de Desenvolvimento.

"A HP está muito entusiasmada com o UnitedLinux e com os benefícios que este grupo traz aos nossos clientes em todo o mundo", disse Rick Becker, vice presidente de Sistemas Operacionais e Alianças da HP, Servidores de Padrão Industrial. "Nós planejamos certificar todos os servidores, incluindo nosso líder industrial de Servidores ProLiant e o Itanium 2 plataformas, nesta oferta de serviços focada para o mercado corporativo."

"A Fujitsu é dedicada ao fornecimento aos clientes de soluções Linux para corporações," disse Masaharu Kitaoka, Gerente Geral, Divisão Linux, da Fujitsu Limited. "Nós recebemos positivamente o anúncio da estrutura do UnitedLinux, através da qual as solicitações dos revendedores de solução e seus clientes serão consideradas e refletirão nesse desenvolvimento. A Fujitsu continuará também dando suporte às atividades do UnitedLinux."

Associação para Distribuições Linux

Este nível será dirigido somente às empresas que possuem uma distribuição Linux e precisam aumentar o escopo do suporte para seus clientes e oferecer trabalhos derivados do código-fonte do UnitedLinux para demandas específicas. Os parceiros terão direitos de atuar como marketing, revenda e suporte do UnitedLinux, bem como participação técnica geral. Eles vão adotar o UnitedLinux 1.0 e terão permissão para adicionar o sufixo “Powered by UnitedLinux” em em suas distribuições. Além disso, os parceiros farão parte do Conselho de Diretores e do Comitê de Conselho Técnico, tendo acesso ao ambiente de desenvolvimento do UnitedLinux, direitos de exercer trabalhos derivados e divisão de lucros.

Parceiros de Desenvolvimento - Níveis de parceria

Os parceiros de desenvolvimento serão divididos em três categorias: Membro do Conselho de Consultoria Técnica (MCCT), Desenvolvedor e Membro do Programa de Desenvolvimento.

MCCT:O nível MCCT será composto somente por fornecedores de hardware e software que necessitam oferecer maior nível de suporte para seus clientes corporativos. Além disso, o nível de parceria para essas empresas que já investem significantemente no desenvolvimento do Linux para garantir compatibilidade ou otimizar suas ofertas de harware e software desenvolvidos a partir do código fonte do UnitedLinux. O nível MCCT proverá acesso ao ambiente de desenvolvimento do UnitedLinux e coordenará todas as mudanças que serão integradas no código fonte e nos releases regulares de manutenção. A UnitedLinux fará esforço para garantir que esses realces e otimizações sejam inclusas na árvore do código fonte suportado. MCCTs terão direito de comercialização e suporte do UnitedLinux, além de fazerem parte do Comitê de Conselho Técnico.

Membro do Programa de Desenvolvimento:Assim como o nível MCCT, caberão em “Desenvolvedor” aquelas organizações que já investem significativamente no desenvolvimento de Linux para garantir compatibilidade ou otimizar suas ofertas de harware e software desenvolvidos a partir do código fonte do UnitedLinux. Esses membros têm como objetivo assegurar compatibilidade e necessitam informações, mas eles não vão precisar desenvolver sozinhos patches de suporte ou submeter-se à mudanças de código que necessitam treinamento especial para suportar suas ofertas de hardware e software. Será permitido aos desenvolvedores participar das reuniões do Conselho Consultivo, mas não serão terão poder de voto. Eles ainda terão um canal para requisitarem inclusões de características (como drivers, por exemplo). O Desenvolvedor receberá certificado de suporte técnico e suporte para testes de softwares, bem como terá direitos de comercializar e suportar o UnitedLinux.

Desenvolvedor: O programa do desenvolvedor, designado para satisfazer as necessidades dos desenvolvedores independentes ou ISVs, terá um baixo custo adicional de associação. Mais detalhes sobre este programa serão divulgados nas próximas semanas, quando serão fornecidas informações sobre, software e serviços aos desenvolvedores, para compor um catálogo de aplicações disponíveis e soluções de middleware.

Taxas para os membros

As taxas de associação para todos os membros da UnitedLinux serão pagas através de uma assinatura anual para cobrir os custos com desenvolvimento, contribuir com os fundos para o marketing difundir o UnitedLinux, prover treinamento técnico e certificação e promover auditorias financeiras e de negócios.

Como participar

Para tornar-se um membro da UnitedLinux, os interessados devem entrar em contato com a SCO Group, Conectiva, SuSE ou TurboLinux, ou acessar o site http://www.unitedlinux.com

A UnitedLinux é uma solução mundial Linux baseada em um padrão e destinada ao mercado corporativo, desenvolvida por SCO Group, Conectiva, SuSE e Turbolinux, planejada para ser um sistema operacional para soluções adequadas a grandes empresas. UnitedLinux fornece ao mercado uma plataforma estável, uniforme, certificada e com cobertura global, que permite aos implementadores de Linux e empresas de hardware e software, assim como integradores OEM, oferecer e suportar uma única plataforma de alto valor tecnológico.