UnitedLinux Firma com IBM e AMD sua Primeira Parceria Tecnológica

WAKEFIELD, Massachussets, EUA - 14 de janeiro de 2003 - IBM (NYSE:IBM) e AMD (NYSE:AMD) unem-se à UnitedLinux como Parceiros de Tecnologia, anunciou hoje a UnitedLinux. O UnitedLinux surgiu de uma iniciativa de desenvolvimento e certificação do Linux em torno de uma distribuição global e uniforme voltada para o mercado corporativo. O Parceiro de Tecnologia tem, entre outros privilégios, o direito de participar do Conselho Técnico da UnitedLinux e suas comissões, acesso a pré-lançamentos de novos produtos UnitedLinux, propor à consideração do Comitê de Direcionamento Técnico do UnitedLinux aperfeiçoamentos ao produto e participar das atividades de marketing. A IBM e a AMD são as primeiras empresas a se unir à UnitedLinux em nível de Parceria Tecnológica.

"A UnitedLinux dá as boas vindas à IBM e à AMD como nossos primeiros Parceiros de Tecnologia. Ao unir forças com líderes da indústria Linux, estamos acelerando a nossa caminhada em direção ao nosso alvo da difusão generalizada do Linux no mercado corporativo", declarou Paula Hunter, gerente geral da UnitedLinux. "A UnitedLinux tem o orgulho de anunciar este marco importante, que acontece logo em seguida ao nosso bem sucedido lançamento do UnitedLinux Versão 1.0, e já podemos antever os frutos desta cooperação de classe mundial".

As empresas fundadoras do UnitedLinux são líderes na indústria Linux: Conectiva S.A., Grupo SCO (NASDAQ:SCOX), SuSE Linux AG e Turbolinux, Inc. O UnitedLinux Versão 1.0, lançado em novembro, é a plataforma comum aos produtos oferecidos pelas quatro empresas, agregando, cada uma, as próprias características, recursos, serviços e preço.

"O estímulo à cooperação Linux aumenta a valorização do produto para os clientes", disse Karen Smith, vice-presidente de estratégia Linux da IBM. "Essa cooperação com a UnitedLinux já resultou em impressionantes ofertas de solução para a linha completa dos produtos eServer da IBM, ativada por um software intermediário principal e com suporte mundial através da IBM Global Services".

"A AMD e a UnitedLinux possuem uma meta comum para o fornecimento de soluções escaláveis, confiáveis e acessíveis baseadas em Linux para o empreendimento", disse Rich Heye, vice-presidente de engenharia e infra-estrutura de plataforma do Grupo de Produtos de Informática da AMD. "As empresas que escolherem sistemas baseados nos futuros processadores AMD Opteron terão uma opção baseada em x86 para capturar as vantagens dos produtos UnitedLinux de 64 bits. Juntas, a AMD e a UnitedLinux planejam habilitar portas rápidas e eficientes de aplicativos e sistemas baseados em Linux de 32 e 64 bits".

Desenvolvido sobre um alicerce sólido e testado, o UnitedLinux 1.0 é um sistema operacional de classe corporativa de excepcional estabilidade, escalabilidade e confiabilidade, com um elevado nível de qualidade, que antes só podia ser encontrado em sistemas operacionais proprietários. O UnitedLinux Versão 1.0 integra uma ampla gama de características que potencializam a sua utilidade em ambientes corporativos. Os detalhes estão disponíveis em www.unitedlinux.com.

Distribuído em praticamente todos os lugares do mundo e apoiado por integradores de hardware e de software de liderança mundial, o UnitedLinux Versão 1.0 está disponível inicialmente em inglês, português, espanhol, japonês, chinês simplificado, coreano, italiano, alemão, francês e húngaro. O UnitedLinux Versão 1.0 dispõe de suporte em língua nativa e horários adequados aos clientes do mundo todo, além de um canal com mais de 16 mil revendedores e uma equipe de suporte global de pré e pós-venda.

Os produtos impulsionados pelo UnitedLinux são ofertados pelas quatro empresas fundadoras. Mais detalhes podem ser obtidos com a Conectiva S. A. - unitedlinux@conectiva.com; SCO Group - unitedlinux@sco.com; SuSE Linux AG - unitedlinux@suse.com; Turbolinux, Inc. - unitedlinux@turbolinux.com.

A UnitedLinux é uma parceria entre as empresas líderes da indústria Linux, combinando a propriedade intelectual, presença geográfica e competência técnica de vendas, suporte e marketing de cada uma, para produzir uma distribuição Linux padronizada voltada para o mercado corporativo. A UnitedLinux aplica ao modelo empresarial o mesmo espírito de desenvolvimento cooperativo do código aberto, a fim de permitir que desenvolvedores, parceiros e clientes disponham de uma plataforma única para a instalação, suporte e manutenção de soluções comerciais de qualidade baseadas em Linux em qualquer lugar do mundo. A UnitedLinux está oferecendo parceria tanto a desenvolvedores de softwares industriais como para fornecedores que oferecem o Linux como parte integral de suas soluções comerciais. Mais informações em http://www.unitedlinux.com ou pelo telefone +1-781-876-8989.

###
Linux marca registrada de propriedade de Linus Torvalds. Todas as demais marcas e serviços são propriedade de seus respectivos donos.