UnitedLinux Fornecerá Plataforma Linux Adaptada para Empresas de Telecomunicações

Os trabalhos com HP, IBM e Intel deverão reforçar as capacidades de criar aplicações avançadas de voz, dados e sem-fio

WAKEFIELD, Massachussets, EUA - 16 de janeiro de 2003 - A UnitedLinux anunciou hoje os seus planos de integrar o conjunto completo de recursos OSDL Carrier Grade Linux (CGL) 1.1 no UnitedLinux 1.0, fornecendo, pela primeira vez, capacidades reforçadas para o desenvolvimento de aplicações avançadas de serviços de telecomunicações num ambiente Linux padronizado.

Os recursos de CGL estarão disponíveis no primeiro trimestre de 2003 como um Pacote de Serviços. O produto, assim como os serviços suplementares, será fornecido através dos associados UnitedLinux, Conectiva S.A., SCO Group (NASDAQ:SCOX), SuSE Linux AG e Turbolinux, Inc.

Desenvolvidos pela integração de um dos membros da UnitedLinux, a SuSE Linux, com a HP, a IBM e a Intel, os recursos, desenvolvidos para uso em plataformas de hardware baseadas em Intel, permite aos provedores de telecomunicações desenvolver novos produtos e serviços sobre plataformas modulares de comunicação baseadas em padrões. A indústria da telecomunicação possui padrões e requisitos elevados e específicos de desempenho, confiabilidade e disponibilidade de infra-estrutura de TI. Para aplicações existentes, como Sistemas Operacionais de Suporte Corporativo e Servidores de Gerenciamento de Gateway e Sinalizadores, bem como para a próxima geração de soluções de voz, dados e sem-fio, os recursos de CGL possibilitarão o desenvolvimento mais rápido e de baixo custo de aplicações avançadas e confiáveis, com melhor desempenho e custo significativamente reduzido.

"Temos a satisfação de anunciar este novo e significativo conjunto de recursos para o sistema operacional UnitedLinux 1.0, imediatamente após a apresentação do nosso primeiro produto", declarou a Gerente Geral da UnitedLinux, Paula Hunter. "O lançamento do UnitedLinux versão 1.0 dentro do prazo e o lançamento imediato destas melhorias já neste primeiro trimestre são uma demonstração de que podemos e iremos responder prontamente às demandas do mercado". O produto adaptado incorpora tecnologias definidas pelo Grupo de Trabalho do Carrier Grade Linux, uma iniciativa da Laboratórios de Desenvolvimento de Código Aberto (OSDL - www.osdl.org), cujos associados incluem SuSE, Intel, IBM, HP e outros expoentes da indústria que estão concentrando esforços no desenvolvimento de componentes de software baseados em Linux para produtos de comunicação reforçados.

"A adoção de plataformas modulares de comunicação baseadas em padrões confere a fabricantes e empresas de equipamentos a capacidade de desenvolver novos serviços e soluções de baixo custo num ambiente de fortes restrições de recursos", afirmou Ron Peck, diretor de marketing, Plataformas de Comunicações, Intel Network Processing Group. "A inclusão dos recursos no United Linux, em conexão com plataformas baseadas em Intel, soluções e softwares, proporciona maior profundidade a um ecossistema de fornecedores de soluções de comunicações baseadas em padrões".

"Os fornecedores de serviços de telecomunicações e os fornecedores de equipamentos de rede estão na frente avançada do desenvolvimento de soluções Linux de alta disponibilidade", disse Hernan Vega, vice-presidente da Indústria de Telecomunicações Globais da IBM. "A implementação de recursos Carrier Grade Linux combinados com produtos e serviços IBM permitirá que um novo ecossistema de fornecedores de tecnologia de comunicações desenvolva as próximas gerações de serviços a um preço mais baixo e com maior flexibilidade. Isto representa um marco para a Indústria da Telecomunicação (Telco) e outros mercados de alta disponibilidade que tenham a intenção usar no Linux componentes padrão disponíveis no comércio".

"Ter as capacidades oferecidas pela OSDL Carrier Grade Linux disponíveis agora é crucial para a adoção do Linux na indústria da telecomunicação, porque isto permite às empresas de telecomunicações oferecer novos produtos baseados em Linux em tempo real", afirmou Steve Geary, diretor do Laboratório de Linux e Código Aberto da Divisão de Sistemas Críticos de Negócios da HP. "A HP possui uma base significativa na indústria da telecomunicação (telco), e vemos o anúncio de hoje como um reforço ao compromisso da UnitedLinux de ampliar a disponibilidade de soluções Linux no mercado".

"Os requisitos da nova tecnologia e da multimídia estão produzindo rápidas mudanças no mercado das comunicações", disse Timothy D. Witham, Diretor de Laboratório da OSDL. "O suporte da UnitedLinux a Especificações da OSDL Carrier Grade Linux revela o seu compromisso de fazer do Linux o sistema operacional preferido dos fornecedores e usuários de telecomunicações".

"A disponibilidade de recursos OSDL Carrier Grade Linux para UnitedLinux possibilita aos Fabricantes e Portadores de Equipamentos de Telecomunicações a transição para soluções comerciais prontas, que reduzem custo e tempo de desenvolvimento", disse Boris Nalbach, Presidente de Tecnologia da SuSE Linux. "E ao proporcionar escalabilidade, que varia de sistemas de tempo real não crítico a processamento em backend, os clientes podem, pela primeira vez, usar uma única plataforma para a maioria das aplicações de telecomunicações (telco) - diminuindo significativamente o Custo Total de Propriedade pela redução da necessidade de conjuntos de habilidades de TI".

Sobre o CGL
A Especificação Carrier Grade Linux da OSDL define os requisitos de recursos que farão do Linux uma opção viável para os fornecedores de equipamentos e serviços de telecomunicações. Esses reforços estão definidos nas categorias de conformidade, requisitos de plataforma, alta disponibilidade, durabilidade, suporte a ferramentas de desenvolvimento, desempenho e segurança de padrões abertos.

Sobre o Grupo de Trabalho do Carrier Grade Linux
O Grupo de Trabalho do Carrier Grade Linux é um fórum coordenado pela Laboratórios de Desenvolvimento de Código Aberto (OSDL). Financiado por um consórcio global de líderes da indústria, a OSDL é uma organização independente, imparcial, sem fim lucrativo, dedicada à capacitação em Linux e programação baseada em Linux o mercado corporativo ao redor do mundo.

A UnitedLinux é uma associação de empresas líderes no mercado Linux, combinando a propriedade intelectual, presença geográfica e experiência de vendas, suporte e marketing de cada uma, para produzir uma distribuição Linux padronizada voltada para o mercado corporativo. A UnitedLinux aplica ao modelo empresarial o mesmo espírito de desenvolvimento cooperativo do código aberto, a fim de permitir que desenvolvedores, parceiros e clientes disponham de uma fonte única para a instalação, suporte e manutenção de soluções comerciais de qualidade baseadas em Linux em qualquer lugar do mundo. A UnitedLinux está oferecendo parceria tanto a desenvolvedores de softwares industriais como para fornecedores que oferecem o Linux como parte integrante de suas soluções comerciais. Mais informações em http://www.unitedlinux.com ou pelo telefone +1-781-876-8989.

###
Linux é marca registrada de propriedade de Linus Torvalds. Intel é marca registrada da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países. Todas as demais marcas e serviços são propriedade de seus respectivos donos.