UnitedLinux Libera Versão 1.0

LAS VEGAS - Nov. 19, 2002 - O grupo UnitedLinux anuncia o lançamento da Versão 1.0 do seu produto UnitedLinux, um sistema operacional padronizado e focado no segmento corporativo, resultado de uma iniciativa da indústria Linux para alavancar o desenvolvimento e a certificação global e uniforme do Linux. As companhias fundadoras do UnitedLinux são as líderes da indústria Linux Conectiva S.A., SCO Group ( NASDAQ:SCOX, SuSE Linux AG e Turbolinux Inc. O UnitedLinux 1.0 é o núcleo sobre o qual são construídos os produtos a serem comercializados pelas quatro companhias, cada uma com o seu próprio suporte em linguagem local, características de valor agregado e preço.

Os patrocinadores do lançamento do UnitedLinux Versão 1.0 são Hewllet Packard e IBM. O anúncio hoje foi feito durante a Coletiva de imprensa do UnitedLinux na COMDEX em Las Vegas.

“UnitedLinux atingiu o seu primeiro objetivo com o lançamento da Versão 1.0 de acordo com a agenda divulgada em maio deste ano quando o grupo foi formado.” Afirmou Paula Hunter, gerente geral do UnitedLinux. “O lançamento do UnitedLinux Versão 1.0 é um tributo ao níveis de colaboração e excelência técnica das quatro empresas fundadoras, bem como a visão que norteou o surgimento da organização UnitedLinux. “

Construída em uma base sólida e testada, UnitedLinux 1.0 é um sistema operacional de classe corporativa com excepcional estabilidade, escalabilidade e confiabilidade, e seu alto grau de qualidade esteve anteriormente disponível somente em caros sistemas operacionais proprietários. Distribuido em qualquer lugar do mundo e suportado por integradores de hardware e de software com liderança global, o UnitedLinux estará disponível inicialmente em inglês, japonês, chinês simplificado, coreano, português, espanhol, italiano, alemão, francês e húngaro. O UnitedLinux contará com suporte em língua nativa e horários adequados aos clientes em todo o mundo, além de um canal com mais de 16 mil revendedores e um grupo de suporte global para pré e pós-venda. Detalhes sobre programas de treinamento e certificação global serão publicados futuramente.

Como um líder de fornecimento de padrão de hardware para a indústria Linux e um incentivador do software livre há bastante tempo, a HP acredita oferecer aos seus clientes a possibilidade de dispor do Linux entre as suas plataformas, que melhor encontrem solução para as necessidades individuais na área de Tecnologia da informação de suas empresas.? Disse Rick Becker, Vice-presidente da HP, Software CTO, Indústria de Servidores. ? Com a distribuição do UnitedLinux 1.0 nós estamos aptos a oferecer aos nossos clientes, do mundo inteiro, opções de escolha flexibilidade adicionais, disponibilizando a melhor solução Linux para seus negócios.?

“Os clientes podem rapidamente dispor das aplicações baseadas em Linux para perceber o valor agregado aos seus negócios, e os integradores de software querem a confiança de uma plataforma padronizada e com a qual eles possam construir as suas aplicações? Afirmou Steve Solazzo, Gerente Geral para Linux da IBM. “A versão da UnitedLinux liberada hoje, cumprida conforme o prazo previsto, simplifica as tarefas de provedores de aplicações e clientes permitindo-lhes mais rapidez na disponibilização de soluções confiáveis baseadas em Linux.”

O UnitedLinux 1.0 incorpora uma série de características que aumentam a sua funcionalidade em ambientes corporativos. Mais detalhes constam no Whitepaper em www.unitedlinux.com As principais funcionalidades são:

• Conformidade com padrões existentes:UnitedLinux está de acordo com os padrões chave da comunidade, tais como LSB 1.2 (Linux Standard Base) e OpenI18N do Free Standard Group, permitindo um amplo suporte de integradores de hardware e software assim como a adoção por grandes empresas com ambientes heterogêneos na área de TI. O produto UnitedLinux versão 1.0 reuniu os mais rigorosos requisitos exigidos pela certificação da LSB.
  • Escalabilidade: As configurações de servidores corporativos continuam a crescer, em larga escala, com multi-processadores mais potentes e suportando mais usuários, tarefas e threads. O UnitedLinux aprimora a capacidade do Linux para aproveitar os recursos oferecidos por servidores de maior porte, e assim lidar com novas categorias de aplicações. Precisamente inclui:
    • Completo ambiente de software e ferramentas para construir conjuntos de servidores (server farms), para cargas de trabalho que não podem se processadas por uma máquina simples.
    • Melhorias no escalonador para aperfeiçoar o escalonamento de processos em arquiteturas SMPs e evitar o congestionamento.
    • Entrada/saída assíncrona (I/O), para minimizar a espera em I/O em sistemas grandes e congestionados.
  • Alta Disponibilidade:O crescimento do Linux de suas primeiras aplicações até o uso em áreas críticas para negócios foi acompanhado pelo crescimento das expectativas de seus usuários sobre a disponibilidade de serviços. O UnitedLinux 1.0 reforça os recursos do Linux para evitar downtime e para diagnosticar e reparar problemas quando eles ocorrerem. Suas novas capacidades incluem:
    • Um sistema de log de eventos poderoso e flexível, em conformidade com o padrão POSIX ;
    • Probes dinâmicos que auxiliam na depuração e profiling, permitindo
      inserção de breakpoints dinâmicos no código;
    • Dump de informações do sistema personalizável e não-disruptivo;
    • Um toolkit que melhora significantemente a habilidade do Linux para
      gravar e rastrear eventos de sistema;
    • Suporte a hotplug PCI, possibilitando a instalação e remoção de
      dispositivos sem reinicialização do sistema;
  • Segurança: O UnitedLinux 1.0 torna o Linux mais apropriado para setores onde a segurança é crítica, oferecendo suporte ao Kerberos, um protocolo forte de autenticação para redes; Firewall básico criado para separar áreas de segurança do sistema das áreas menos restritas; e a Bastille que é um conjunto consolidado de melhorias em segurança.
  • Sistemas de Arquivos: À medida em que as necessidades de dados dos usuários das empresas continuam crescendo os sistemas de arquivos subjacentes tornam-se mais exigidos. O UnitedLinux 1.0 incluiu suporte através dos sistemas de arquivo Journaling File System (JFS), que é extremamente escalável e estável e inclui o popular sistema de arquivos Reiser FileSystem (ReiserFS), XFS, e o ext3.
  • Gerenciamento de dispositivos de rede e armazenamento: Com o crescimento na utilização do Linux, em quantidade e variedade de dispositivos que os usuários necessitam continuam a aumentar. Adicionalmente, clientes corporativos esperam que seus dispositivos sejam mais robustos e os sistemas de protocolos continuem a evoluir. Além do suporte básico a IPV6, o UnitedLinux 1.0 superou esses desafios e oferece suporte ao Logical Volume Manager (LVM), um gerenciador de volumes popular, e ao Enterprise Volume management Server (EVMS), um sistema estratificado e baseado em plug-ins que provê excepcional flexibilidade e extensibilidade em gerenciamento de armazenamento. Os dispositivos suportados incluem Ethernet, Fibre Channel, Token Ring, ODBC, Tape, SCSI, entre outros.
  • Suporte a plataforma e Interoperabilidade: Em um futuro próximo, empresas dependerão de um ambiente de computação heterogêneo. O UnitedLinux 1.0 pode ser utilizado em todas as plataformas e arquiteturas relevantes, incluindo Intel (32 e 64 bits), AMD, PowerPC (IBM eServer, iSeries e pSeries), e mainframe IBM eServer e zSeries. Funcionalidades de hardware são exploradas através de características avançadas como suporte para até 64 GB de memória RAM, tecnologia de compressão por hardware do conteúdo da memória (MXT) e suporte a conexão gráfica.
  • Ambiente de desenvolvimento: O UnitedLinux 1.0 fornece um ambiente de desenvolvimento para integradores de software que inclui todos os compiladores, bibliotecas, fontes, editores de texto, suporte para interface gráfica e outras ferramentas que possibilitam construir aplicações para o UnitedLinux.

Os produtos powered by UnitedLinux estão sendo oferecidos pelas quatro empresas fundadoras. Detalhes estão disponíveis para solicitação com Conectiva unitedlinux@conectiva.com; Grupo SCO unitedlinux@sco.com; SuSE Linux unitedlinux@suse.com; Turbolinux. Inc. - unitedlinux@turbolinux.com.

A UnitedLinux é uma parceria das companhias líderes da indústria Linux, combinando sua expertise técnica e intelectual, presença geográfica, vendas, suporte e marketing para produzir uma distribuição Linux padronizada e direcionada para o público corporativo. Utiliza o desenvolvimento colaborativo, modelo original do Software Livre para o modelo corporativo, que permite desenvolvimento ininterrupto. Aos parceiros e clientes permite a instalação, suporte e manutenção da qualidade de soluções corporativas baseadas em Linux em qualquer lugar do mundo. A United Linux está recrutando ativamente membros das indústrias desenvolvedoras de softwares e aquelas que fornecem o Linux como parte integrante das suas soluções corporativas. Para mais informações visite http://www.unitedlinux.com.

###
Linux é uma marca registrada de Linus Torvalds. Todas as outras marcas são de propriedade dos seus respectivos proprietários.