The SCO Group, Conectiva, SuSE, Turbolinux: parceiros na criação da UnitedLinux, uma iniciativa para padronização do Linux

Grandes companhias como AMD, Borland, Computer Associates, Fujitsu Siemens, Fujitsu, Hewlett-Packard, IBM, Intel, NEC, Progress Software and SAP, apóiam a criação de uma padronização para a plataforma

LINDON, Utah, CURITIBA, Brazil, NUREMBERG, Germany, and BRISBANE, Calif. - 30 de Maio de 2002 - Líderes no desenvolvimento do sistema operacional Linux, The SCO Group, Conectiva S.A., SuSE Linux AG e Turbolinux Inc., anunciam hoje a criação do UnitedLinux, uma nova iniciativa que vai dinamizar o desenvolvimento do Linux e a certificação através de uma plataforma global padronizada, desenvolvida para o mercado corporativo. O UnitedLinux foi criado a partir da necessidade das empresas de uma oferta padronizada para o mercado corporativo. Devido a compatibilidade com plataformas de hardware e software, a nova versão vai acelerar a adoção do Linux nas grandes empresas. As quatro companhias vão colaborar no desenvolvimento de um ambiente operacional Linux comum, chamado UnitedLinux software. Cada parceiro vai agregar seus conhecimentos, produtos e serviços ao sistema operacional UnitedLinux, que será comercializado por cada um dos quatro parceiros com suas respectivas marcas.

Devido aos grandes investimentos realizados para certificar produtos e serviços em diferentes distribuições Linux, grandes companhias como AMD, Borland, Computer Associates, Fujitsu Siemens, Fujitsu, Hewlett-Packard, IBM, Intel, NEC, Progress Software e SAP têm expressado apoio à UnitedLinux. Além de proporcionar às empresas redução de custo com certificação, a UnitedLinux vai fornecer uma plataforma Linux realmente padronizada.

Benefícios para o mercado corporativo

Em 2001, o IDC (International Data Corporation) realizou pesquisa com 800 companhias norte-americanas e da Europa Ocidental, o resultado apurado indicou que 40% dos entrevistados estavam usando ou testando Linux em suas organizações. A UnitedLinux ajudará a acelerar a adoção do Linux nestas companhias, já que proverá uma ampla gama de softwares, aplicações e hardwares que podem ser empregados em uma versão padronizada do Linux. Além disso, os clientes se beneficiarão dos serviços de vendas, capacitação, suporte e serviços a nível global, que serão oferecidos pelas quatro companhias de forma conjunta.

A colaboração entre os quatro líderes em Linux resultará em uma versão global do sistema, devido a possibilidade de obter suporte, capacitação e serviços profissionais localmente e na língua nativa, sem mencionar o apoio dos parceiros estratégicos mencionados anteriormente. A UnitedLinux fornecerá um único código-base de Linux para a linha completa dos produtos eServer da IBM, linha de processadores corrente Athlon de 32-bit da AMD, assim como para a futura linha Opteron de 64-bit, da mesma maneira oferecerá suporte para a linha x86, 32-bit e família de processadores Itanium da Intel. O UnitedLinux suporta os padrões LSB, Li18nux, e GB18030, assim como permite realizar instalações em inglês, alemão, francês, italiano, japonês, coreano, português, espanhol e chinês, tanto simplificado quanto tradicional.

Com a UnitedLinux, as empresas passarão a trabalhar de forma conjunta no processo de pesquisa e desenvolvimento de Linux, o que aperfeiçoará ainda mais o sistema. A UnitedLinux é uma forma de potencializar a disponibilidade e atualização da plataforma, seguindo o mesmo espírito colaborativo no qual foi fundado.

Participação e Disponibilidade

O grupo de fundadores da UnitedLinux está aberto para a inclusão de outras empresas de Linux. Os quatro parcerios planejam oferecer seus produtos e serviços baseados na UnitedLinux no final de 2002. Para maiores informações sobre UnitedLinux, entre em contato com a The SCO Group, Conectiva, SuSE ou Turbolinux.

A UnitedLinux é uma solução mundial Linux baseada em um padrão e destinada ao mercado corporativo, desenvolvida por SCO Group, Conectiva, SuSE e Turbolinux, planejada para ser um sistema operacional para soluções adequadas a grandes empresas. UnitedLinux fornece ao mercado uma plataforma estável, uniforme, certificada e com cobertura global, que permite aos implementadores de Linux e empresas de hardware e software, assim como integradores OEM, oferecer e suportar uma única plataforma de alto valor tecnológico.